Procurando uma empresa especializada em planejamento tributário de alta qualidade? A 2Move é a empresa ideal para essa necessidade!
A vivência da 2Move em diferentes culturas com comprovada capacidade de adaptação e gestão, tendo atuado em nome de empresas privadas para dirigir concessionárias do segmento de infraestrutura no Brasil.
Planejamento tributário é a gestão do pagamento de tributos de uma empresa e também o estudo de maneiras de reduzir legalmente a carga tributária que incide sobre ela. Assim como um administrador faz a gestão do estoque, das vendas, dos recursos humanos e demais áreas, o cumprimento das suas obrigações fiscais também deve ser gerido de maneira organizada.
Podemos dividir o planejamento tributário em duas categorias:
É o básico, os procedimentos estabelecidos na sua empresa para que sejam cumpridas todas as exigências legais. Ou seja, para cumprir a correta escrituração das operações e o pagamento dos impostos nos prazos previstos, você precisa incluir essas tarefas na sua rotina de trabalho e alinhá-la com a equipe contábil.
Para que o planejamento operacional seja possível, antes deve ser feito o estratégico, que é o enquadramento da empresa no regime tributário mais conveniente e o conhecimento de outras particularidades fiscais, que variam de acordo com o ramo de atividade, estrutura de capital, localização, modelo de contratação de recursos humanos e outras.
O objetivo do planejamento tributário é diminuir as despesas da empresa. Isso quer dizer reduzir o número de tributos pagos e os valores que incidem sobre o negócio – o que é chamado de elisão fiscal. Afinal, você sabe bem que, para ter um produto ou serviço competitivo, chegar a um preço de venda mais baixo é fundamental, e um dos fatores que atrapalham isso são os altos impostos.
Para aliviar a carga tributária da empresa, é possível ir por três caminhos de planejamento tributário:
Adotar procedimentos que impedem a ocorrência do fato gerador do tributo. Um exemplo é aproveitar uma regra de isenção de impostos do seu município, caso ela exista, adequando-se às exigências. Outro exemplo é medida como abrir mão do pró-labore, para não pagar imposto de renda e INSS sobre ele, ficando apenas com a retirada dos lucros.
Após uma análise criteriosa das regras de cada imposto pago, planejam-se medidas para reduzir as taxas. Por exemplo, reduzindo a contribuição para o Seguro de Acidentes de Trabalho (SAT) ao diminuir o Fator Acidentário de Prevenção (FAP), ou aproveitando políticas de incentivo que possibilitem a redução das alíquotas.
Há ações que permitem postergar o pagamento dos tributos sem a incidência de multas. Essa tática pode ser útil para quando você está com pouco capital de giro e precisa de alguns dias a mais para ter fôlego no caixa.
Reduz os custos do empreendimento
Evita a ocorrência de autuações
Aumenta a competitividade do negócio no mercado
Permite a realização de um orçamento anual eficaz
Permite a escolha de um regime tributário adequado
Autoriza a elaboração de um calendário tributário adequado às necessidades da empresa
Modifica a forma de realizar operações da corporação a fim de gerar economia
Permite o aproveitamento de possíveis incentivos fiscais
Define de maneira mais precisa a atividade econômica realizada na empresa
Permite a simulação e a análise de cenários pelos quais o negócio pode passar.
As realidades e especificidades de cada negócio devem ser consideradas para fazer um bom planejamento tributário e, claro, muita capacidade de adaptação à situação e ao momento do negócio. Mas, para todas, conhecer a legislação e a incidência de tributos é fundamental. Por isso, não hesite em buscar ajuda profissional.
O planejamento tributário exige o conhecimento de todas as informações sobre o negócio, com dados que devem ser recolhidos sobre a movimentação da empresa, incluindo entre eles:
Faturamento, com a receita total e a distribuição geográfica da receita e local de vendas ou prestação de serviços;
Compras, separadas por compras feitas dentro do Estado, interestaduais e importações;
Serviços tomados pela empresa;
Despesas operacionais;
Margens de lucro por atividade econômica;
Despesas com pessoal (folha de pagamento e tributos);
Investimentos e fontes de recursos;
Quadro societário.
Realize o planejamento tributário com a 2Move e garanta um serviço de alta qualidade.
A 2Move possui liderança em transações entre empresas públicas e privadas, implementando mudanças nos processos de gestão e pessoas, sem perdas na operação, além de experiência com estruturação de escritório de gerenciamento de projetos e desenvolvimento de projetos Greenfield.
A empresa também possui um profundo conhecimento do processo de concessões e assuntos regulatórios de infraestrutura e uma vasta expertise em recuperação de pequenas e médias empresas familiares e estruturação de startups.